o que é o grêmio estudantil?

O grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos, é um órgão colegiado de máxima representação dos estudantes na escola. Atuando nele, os estudantes defendem seus direitos e interesses e exercitam a cidadania, a convivência com pluralidade de ideias e desenvolvem habilidades de liderança, responsabilidade, consciência cívica. São responsáveis também por despertar o interesse dos estudantes em permanecer na escola pois organizam, discutem, promovem e articulam projetos e ações em diversas áreas, culturais, esportivas, datas comemorativas, político-sociais etc, que motivam a participação e envolvimento estudantil no ambiente escolar.
A Coordenação Geral de Gestão da Rede (CGGR) entende que toda representação estudantil deve ser motivada, pois ela representa um caminho para a democratização da escola. Ao permitir que os estudantes expressem suas opiniões e preocupações, ele contribui para a melhoria da qualidade da educação e cria um ambiente escolar mais inclusivo, onde todos se sentem ouvidos e valorizados, sendo um dos primeiros espaços de participação política e exercício da cidadania, o que fortalece a gestão democrática da escola.
Por isso, o grêmio nas escolas estaduais deve ser estimulado pelos gestores escolares, tendo em vista que ele é um apoio numa gestão democrática. Dessa forma, o grêmio estudantil desempenha um papel essencial na formação de cidadãos ativos e conscientes, engajados com o objetivo de mudar e melhorar a escola e a vivência dos estudantes. As atividades dos grêmios estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política.
Dessa forma, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional dos jovens estudantes.